5.2-BALANÇO DE SET-2020 - R$ 509.198,79 (-2,17%)

 


5.2-BALANÇO DE SETEMBRO-2020

    Correria, correria, correria, estes meses estão sendo bem cansativos e corridos, o mês tem acabado e não tenho percebido, estou tão focado nos meus dois projetos que acabei deixando de lado um pouco os investimentos, continuo acompanhando a bolsa de valores, mas não como acompanhava. Mas fiquei satisfeito pelos papeis que tenho, terem segurado a onda no meio da queda.
    Contudo não consegui cumprir com meu objetivo de ficar mais focado na bolsa de valores, vejo que eu não sou afinal multitarefa, quem sabe sou apenas um executor serial (faz tarefas ordenadas), em contrapartida estou quase no fim da reforma do local onde irei trabalhar com as vendas de varejo. 
    Meu futuro sócio, não sei o que deu nele, mas tenho percebido que anda desanimado com o novo negócio, espero que não desanime, mas se desanimar terei que encontrar outro ou tento tocar o negócio sozinho mesmo.
    Como disse no mês passado, que minha reserva de emergência estava acabando, ela acabou e precisei retirar dos meus investimentos, fiz uma retirada no valor de R$ 12.048,12, para pagar minhas despesas. Gostaria apenas de informar que a minha reserva de emergência eu não declaro ela no meu patrimônio ela ficava a parte das declarações (visto que não é investimento), a reserva de emergência informada no meu blog é uma reserva de emergência extra que eu estava tentando montar. Disse isso apenas para explicar. Não queria ter retirado, mas acabei sendo obrigado.
    Nas outras áreas da minha vida como estão:
    Saúde: Preciso retomar as minhas atividades físicas, preciso parar de procrastinar.
    Família: Tenho visto que mesmo com as dificuldades que tenho passado financeiramente, foi a melhor decisão da minha vida ter pedido demissão do meu trabalho, assim posso ficar mais tempo com meus filhos e minha família e curtir um pouco meus sonhos.
    Intelectual: Cara preciso reservar um momento para voltar a ler, ainda estou com vários livros para ler.
    Profissional: Tenho recebido convites de trabalho sem ter que procurar, porém não tenho aceitado, pois ainda estou focado nos meus empreendimentos, não quero que pensem que estou me gabando disso, mas fico feliz de perceber que o trabalho sério e dedicado que prestei durante anos, foi bem visto e isso me proporcionou um bom reconhecimento no mercado onde atuei. Aos jovens que estão começando ou que já estão trabalhando, tenho uma pequena dica, trabalhem para os outros como se a empresa fosse sua, pois o reconhecimento vem em algum momento, e é dessa forma que você vai conseguir promoção e aumento salarial. Dedicação é tudo. 

    Agora vem as informações mais interessantes sobre o mês de agosto de 2020: 

  Encerrado o mês de setembro de 2020 com uma desvalorização de -2,17% no mês, menor que o Ibovespa, que foi de -4,80%, meu acumulado de 23 meses caiu para 26,75% no período contra o do Ibovespa que é de 6,99% no mesmo período. 
   Realizei poucas operações durante o mês, o que me ajudou foram algumas ações que tenho terem caído pouco. 
     Abaixo a tabela com a performance da minha carteira.

Tabela 1 - Acompanhamento Mensal

    Como todo mês, segue abaixo as vendas, compras e rebalanceamentos da carteira que fiz neste mês, sempre buscando boas aquisições e ótimas vendas.

     Compra de Ações das empresas:

        > OIBR3 - Oi Telefonia.
        > SQIA3 Sinqia Empresa Provedora de Tecnologia Financeira
       > VVAR3 - Via Varejo S.A.
        > GOLL4 Gol Companhia aérea
        > PRIO3 PetroRio, empresa de produção de petróleo e gás
        > DMMO3 Dommo Energia S.A. - Petróleo e gás
        > AMAR3 Lojas Marisa
       > POMO4 - Marcopolo S.A. fabricante de carrocerias
        > RADL3 - Droga Raia
      
     Venda de Ações das empresas:

       BIDI4 -  Banco Inter
        > SQIA3Sinqia Empresa Provedora de Tecnologia Financeira
        > VVAR3 Via Varejo S.A.
       > OIBR3 - Oi Telefonia
        > GOLL4 Gol Companhia aérea
       > JHSF3 JHSF atua no ramo de shopping, incorporações, hotelaria e gastronomia.
        > AMAR3 Lojas Marisa
        > CMIG4 Companhia Energética de Minas Gerais
        > BPAN4 Banco Pan-Americano
       MRVE3 - MRV Empresa de Construção Civil


     Compra de fundos imobiliários:

    Este mês não adquiri nenhum FII.
              
     Venda de fundos de investimentos:

    Este mês não adquiri nenhum fundo.
     
    Estas foram as compras e vendas realizados no mês de Setembro de 2020

     Agora vamos aos indicadores de acompanhamento da minha carteira.

     Dividendos recebidos:

    Muito feliz com as subscrições e compras de FII que realizei este ano; isso está me dando bons frutos, estou tendo uma receita mensal de aproximadamente R$ 700,00 reais apenas dos FII´s. Falta 11% para superar os dividendos do ano passado, se os pagamentos previstos forem creditados vou ultrapassar em 22% os pagamentos do ano passado.
    Estou com uma receita mensal média de provendo de R$ 378,14 reais nos últimos 12 meses, assim que completar o ciclo de 12 meses das subscrições que realizei este valor vai saltar para aproximadamente R$ 700 reais (🙏🙏😏😏😄😄)

Gráfico: Comparativo Anual dos Dividendos


Tabela 2: Comparativo Anual dos Dividendos

                                                                                            
     Demais informações:
 
          Este mês fiz uma retirada.

Gráfico 2 - Evolução Patrimonial


Gráfico 3 - Detalhes da rentabilidade


Gráfico 4 - Evolução Patrimonial


Gráfico 5 - Alocação da Carteira

Gráfico 6 - Rentabilidade das Ações
     
Gráfico 7 - Rentabilidade das Ações

Gráfico 8 - Rentabilidade dos FII

Gráfico 9 - Acompanhamento mensal de Evolução

    
     O tão sonhado milhão, parece até corrida dos ratos (👀), o que fazer quando conquistar o primeiro milhão, minha próxima meta será buscar viver de renda passiva, mas meu objetivo principal é viver tranquilo sem preocupações sem ter que passar necessidades, educar da melhor forma meus filhos, sempre digo para eles que eles tem que ser melhor do que eu e sua mãe, como estou sendo melhor que meu pai. Melhor intelectualmente, profissionalmente, minha mãe se orgulha de mim e de onde cheguei e sei que meu pai também (onde for que ele esteja), o pouco tempo que passei com ele foi muito bom.

Gráfico 10 - Evolução Patrimônial
 
    Minha carteira está desbalanceada, estou tentando arruma-la até o final do ano, mas não devo conseguir, pois preciso de dinheiro para injetar e reequilibrar ela; pois andei pensando e não vale a pena abrir mão de algumas ações para balancear.

Tabela 3: Planejamento de Alocação


         Finalizo o mês deixando a citação abaixo para vocês. 

“Absorva o que for útil, descarte o que não for, e adicione aquilo que for unicamente seu." (Bruce Lee)


                                                                                                                           Um grande abraço 😊                                                                                                                                                      MJr.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais Visualizadas

5.2-BALANÇO DE JAN-2021 - R$ 658.339,04 (-0,92%)

5.2-BALANÇO DE OUT-2020 - R$489.863,48 (-3,80%)

Metas de Vida