5.2-BALANÇO DE JUL-2020 - R$ 548.823,01 (+10,74%)


5.2-BALANÇO DE JULHO-2020

    Julho de 2020 ficou no passado, ainda continuo desconfiando muito desta recuperação tão rápida das ações, falta 5 meses para o próximo ano, o que será que vai acontecer nestes próximos meses, tenho apenas uma certeza de que não sei nada(😂). 
    Continuamos aguardando a tão almejada vacina, contra o COVID-19. A grande novidade do mês foi a criação de uma nova cédula de R$ 200,00 reais, aumentando a quantidade de moeda no mercado é uma inflação disfarçada? Sou do tempo que não tinham nem tempo para emitirem uma nova cédula, apenas batiam carimbo nelas com outro valor, sou de um tempo em que de um dia para o outro o preço de tudo aumentava, tempos difíceis, porém não impossíveis de sobreviver, afinal eu sobrevivi. Independente de qual seja o tamanho da escuridão que se aproxima, temos força e perseverança para vencer este período.
    Sobre minha reserva de emergência nem te conto, continua em queda livre, a venda de meus objetos obsoletos, desacelerou um pouco mas não muito. 
   Devo retirar parte dos meus investimentos na bolsa para investir em duas empresas, uma empresa no ramo de engenharia e outra no ramo de varejo focado em um nicho de mercado que acredito ser bom; a empresa no ramo de engenharia estava parada a muitos anos pois como eu estava trabalhando não tinha como mante-la em funcionamento, e decidimos que vamos reativa-la, já a de varejo ainda não tiramos do papel, para esta vou ter um sócio, mas em breve vai alçar vôos, se não der certo pelo menos terei tentado. Então se nos próximos meses, minha carteira cair poderá ser referente as retiradas para os investimentos ou não (vou separar bem para não mascarar oque aconteceu), e assim que a empresa estiver rodando por conta própria, devolverei o capital retirado, bem como 30% dos rendimentos que tiver nela, pois minha taxa de investimentos é de 30% do que ganho.

    Agora vem as informações mais interessantes sobre o mês de julho de 2020: 

  Encerrado o mês de julho de 2020 com uma valorização de 10,74% no mês, maior que o Ibovespa, que foi de 8,27%, meu acumulado e de 32,64% no período contra o do Ibovespa que é de 16,32% (duas vezes maior que o Ibovespa). 
   Este mês fiz poucas operações, primeiro que estava ocupado preparando o local para a nova empresa e ajustando o espaço para a empresa de engenharia.
     Abaixo a tabela com a performance da minha carteira.

Tabela 1 - Acompanhamento Mensal


    Segue abaixo as vendas, compras e rebalanceamentos da carteira que fiz neste mês, sempre buscando boas aquisições e ótimas vendas.

     Compra de Ações das empresas:

        > VVAR3 - Via Varejo S.A.
      
     Venda de Ações das empresas:

       MRVE3 - MRV Empresa de Construção Civil
        > SQIA3Sinqia Empresa Provedora de Tecnologia Financeira
       > GOLL4 Gol Companhia aérea
       > CMIG4 - Companhia Energética de Minas Gerais
       > CSNA3 - Companhia Siderúrgica Nacional

     Compra de fundos imobiliários:

        > RECT11 - Fundo imobiliário de segmento híbrido (Compra e subscrição)
        > HTMX11 - Fundo imobiliário de Tijolo - Segmento Hotelaria
      
     Venda de fundos de investimentos:

      Não foi realizado nenhuma compra ou venda neste período. 
     
    Estas foram as compras e vendas realizados no mês de Julho de 2020. Agosto mês dos pais, será qual presente dos dias dos pais, minhas ações vão me dar de presente?

      Agora vamos aos indicadores de acompanhamento da minha carteira.

     Dividendos recebidos:

    Continuamos com poucos pagamentos, mas foi o mês que mais pagou neste ano, estou 57,34% abaixo do que recebi no ano de 2019, mas ainda tenho 5 meses pela frente, talvez recupere.
    Estou com uma receita mensal de provendo de R$ 312,88 reais, isso é 1/3 de um salário mínimo, estou quase lá. vamos que vamos.

                           
Gráfico: Comparativo Anual dos Dividendos

Tabela 2: Comparativo Anual dos Dividendos

                                                                                               
     Demais informações:
 
          Continuo sem fazer aportes mensais.

Gráfico 2 - Evolução Patrimonial

Gráfico 3 - Detalhes da rentabilidade

Gráfico 4 - Evolução Patrimonial

Gráfico 5 - Alocação da Carteira
        Separei estes gráficos, pois não estavam mostrando todas as minhas ações, sempre tinha que escolher qual mostrar, como não quero informações ocultas, decidi separar e mostrar tudo.

Gráfico 6 - Rentabilidade das Ações

Gráfico 7 - Rentabilidade das Ações

Gráfico 8 - Rentabilidade dos FII
        Criei este gráfico também para poder acompanhar de forma gráfica a evolução que estou tendo mês a mês, bem como a evolução no período de 12 meses.

Gráfico 9 - Acompanhamento mensal de Evolução

     Continuo evoluindo na minha meta, em breve estarei conquistando o tão sonhado primeiro milhão, sei que ainda estou na metade do caminho, mas sei que estou no caminho certo.


Gráfico 10 - Evolução Patrimônial



         Finalizo o mês deixando a citação abaixo para vocês. 

“Lucro é melhor do que salário” (Jim Rohn)


                                                                                                                           Um grande abraço 😊                                                                                                                                                      MJr.

Comentários

  1. Olá MJr,

    Ótima rentabilidade! esses rebalanceamentos de carteira que você faz parece estar dando super certo!

    Espero que o seu investimento nas duas empresas, varejo e engenharia, sejam lucrativas para você!

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, MJ
    Boa sorte no seus novos projetos. Ótimo desempenho em julho.
    Tentei usar essa planilha para lançar os investimentos no exterior mas não consegui por causa dos macros. Como vc tem feito os lançamentos?
    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GI, posso lhe ajudar me mande no email os prints de suas dúvidas na planilha, para que eu possa te responder, sobre o preenchimento dos valores das ações, eu criei uma planilha no google drive utilizando uma fórmula do googlefinance, posso te orientar sobre ou ate mesmo enviar a minha planilha se quiser.

      Excluir
  3. MJ boa capacidade de aporte e um belo patrimônio, na torcida aqui para que seus empreendimentos sejam bem sucedidos.

    ResponderExcluir
  4. Sucesso nos novos negócios, MDV5! Empreender é vida, o frio na barriga nos deixa atento e lúcidos para o que vier!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara nem me fale na quantidade de frio na barriga que tenho sentido ultimamente, parece ate o polo norte, mas como dizem farei o meu melhor, e se o meu melhor ainda não for suficiente, buscarei fazer o impossível.

      Excluir
    2. Tu é uma inspiração, MJ! Percebo pelos teus textos, com certeza é fora da curva tbm, vamos para o impossível que a concorrência lá é menor!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais Visualizadas

5.2-BALANÇO DE JAN-2021 - R$ 658.339,04 (-0,92%)

5.2-BALANÇO DE OUT-2020 - R$489.863,48 (-3,80%)

Metas de Vida