5.2-BALANÇO DE MAR-2020 - R$ 357.996,30 (-18,43%)


5.2-BALANÇO DE MAR-2020


  Março de 2020, antes de começar a escrever, vou fazer um pequeno resumo, pois fiquei um bom tempo sem escrever, nós estávamos nos mudando constantemente ultimamente, me mudando de um estado para o outro, e depois para outro estado, muito desgaste, sem poder desenvolver nada particular, pois a qualquer momento poderia me mudar novamente por causa do meu trabalho.
  Depois de quase 6 meses pensando no que eu faria, acabei tomando uma decisão, sei  que muitos podem achar que foi irracional; pedi demissão, ou melhor, pedi para que me mandassem embora no inicio desde ano, pois precisava pensar um pouco mais na minha vida familiar e pessoal. Ainda não caiu muito bem a ficha dessa decisão, mas inconscientemente fiz a coisa certa, preferi dar mais atenção aos meus filhos e esposa do que para minha profissão. 
  Hoje estou desempregado, curtindo mais os meus filhos, e buscando colocar a nossa empresa em funcionamento, porém veio o COVD-19, teremos alguns atrasos, sabemos  que será mais um obstáculo que vamos ter que vencer, com muita fé, força e determinação..

  Bom chega de falar e vamos a resumo deste mês:

  Fechei o ano de 2019 com uma valorização de 37,89%, e um acumulado de 38,33%, foi uma valorização sensacional, poderia ter sido melhor, porém ao longo do caminho fiz alguns investimentos que não foram muito eficientes.




  No início do ano de 2020, acreditei que a supervalorização da bolsa iria continuar, e estaria muito perto de minha meta de 1 milhão de reais em menos de 10 anos, estou dizendo apenas "Cash", pois se juntar todo o meu patrimônio (Bens móveis e imóveis) já cheguei a este valor.

  Com o COVID-19 fazendo vítimas mundo a fora, as bolsas mundiais despencaram, aproveitei para comprar algumas ações durante as quedas, porém em alguns momentos fui com muita sede ao pote e acabei comprando antecipado demais, sei que vão aumentar porém poderia ter ganhado mais, aguardando uma desvalorização maior. 
  Neste mês de Março de 2020, fiz alguns investimentos para compor a minha carteira, afim de ter ganhos melhores, com a venda e ou mantendo as posições ate um momento oportuno:

     Compra de Ações das empresas:

        > MRVE3 MRV empresa de construção civil
        > OIBR3 - OI empresa de telefônia (em recuperação judicial)
        > ITSA4 - Itaúsa holding atuando em diversos seguimentos
        > PNVL3 DIMED empresa de distribuição de medicamentos
        > BRDT3 - Petrobras Distribuidora de combustíveis
        > TIET3 - AES Tietê empresa de geração
        > BBAS3 - Banco do Brasil
        > GOLL4 - Gol Companhia aérea
        > MGLU3 - Magazine Luiza
        > PINE4 - Banco Pine
        > PRIO3 - PetroRio, empresa de produção de petróleo e gás

     Venda de Ações das empresas:

     > TIET3 - AES Tietê empresa de geração (vendidas logo após o anuncio de compra da empresa ENEVA)
     > TIET11 - AES Tietê empresa de geração (vendidas logo após o anuncio de compra da empresa ENEVA)

     Compra de fundos imobiliários:

        > BCFF11- BTG Pactual fundos de fundos
        > MXRF11- Fundo imobiliário de segmento híbrido
        > RECT11Fundo imobiliário de segmento híbrido

     Compra de fundos de investimentos:

        > AZ Quest Equity Hedge FIC FIM - Fundo long short em ativos de renda variável
        > AZ Quest Multi FIC FIM- Fundo multimercado multiestratégia
        > TREND PRÉ-FIXADO FIRF LPFundo de investimento em renda fixa

  Estes foram os aportes realizados no mês de março de 2020, com parte do meu acerto. Apenas lembrando que minha reserva de emergência não esta nestes investimento, pois prefiro deixar no banco em caso de emergência, não corro nenhum risco (Afinal temos que diversificar).

  Agora vamos acompanhar a carteira que mesmo com esta crise causada pelo COVID-19 e a queda do Petróleo, a minha carteira teve uma retração de apenas -21,89% no ano em comparação com a Ibovespa que foi de -36,86% no mesmo período (fonte). E um acumulado de -9,70%.


     Dividendos recebidos:

                                                                                   Gráfico

                                                                                 
     Demais informações:











  Continuem firmes em suas metas, somente assim vamos conseguir vencer esta crise.


" O conhecimento verdadeiro e saber que você não sabe nada - Harlie Munger" 


                                                                                                                             Um grande abraço MJr.



Comentários

  1. Primeira vez aqui. Retribuindo a visita.

    Pedir demissão é uma atitude drástica, mas acredito que foi bem pensada.

    Algumas indagações.

    Por que comprou COE?

    Por que optou por comprar fundo de renda fixa ao invés de comprar títulos do Tesouro Direto?

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, realmente pensei muito em como pedir demissão, afinal era mais de uma década, trabalhando na empresa, minha negociação foi conseguir que a empresa me mandasse embora me pagando todos os benefícios, bem como deixando as portas abertas caso seja possível um retorno futuro.

      Sobre a compra de COE, foi um teste que fiz (Foi mais curiosidade, pois as informações deles não são muito claras), e acabei arriscando um pouco, coloquei o valor mínimo. Dos 4 COE´s investidos, 2 atingiram os targets na primeira janela (Conseguindo um retorno de 10,31% líquido em 12 meses e no outro 5,9% líquido em 6 meses).

      Sobre a compra de fundo de renda fixa foi para diversificar um pouco o meu fundo de emergência, em caso de emergência teria mais lugares onde poderia retirar com rapidez D+1, lembrando que no TD temos datas especificas para saques (e nesta crise algumas destas datas estavam ate bloqueadas os saques por alguns motivos como instabilidade do site, oscilações bruscas nos preços do TD) apenas segurança. não visando ganhos consideráveis apenas liquidez e segurança.

      Uma pergunta, gostou da forma que exponho as informações?

      E mais uma vez obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Com relação à exposição das informações, está ótimo, a meu ver. Esta planilha é do ADP? Ela está atualizada (traz, por exemplo, novos títulos de Tesouro Direto como IPCA+ 2036?) e funcionando perfeitamente?
      O assessor da conta na XP me ofertou o COE, fiz a reserva, mas cancelei depois que fui estudar na Internet. Abri conta no exterior e vou priorizar compras de ETFs, REITs e stocks.

      Sucesso!!!

      Abraço.

      Excluir
    3. Abri uma conta também na Avenue, pretendo ate o final do ano ter rebalanceado minha carteira.

      Excluir
  2. Bacana sua caminhada amigo conterrâneo. Nas nossas redondezas é difícil achar investidores em busca de Fire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa blza, estamos ai buscando melhores rendimentos para uma aposentadoria melhor.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais Visualizadas

5.2-BALANÇO DE JAN-2021 - R$ 658.339,04 (-0,92%)

5.2-BALANÇO DE OUT-2020 - R$489.863,48 (-3,80%)

Metas de Vida